04.10.2022
Urgente: PDT e Ciro Gomes confirmam apoio a Lula no 2º turno
O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou há pouco que o partido aprovou, por unanimidade, apoio à candidatura de Lula no segundo turno.
“Reunimos toda a executiva nacional do partido, e tomamos uma decisão unânime,
O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou há pouco que o partido aprovou, por unanimidade, apoio à candidatura de Lula no segundo turno.
“Reunimos toda a executiva nacional do partido, e tomamos uma decisão unânime, sem um voto contrário, de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, disse o presidente do partido.
“Ele [Ciro Gomes] disse que endossa totalmente a decisão do partido. Tem uma decisão tomada pelo partido. Não é o que a gente lutou para ser, mas é aquilo que era mais próximo do que deveria ser. Não admitimos nenhum pedetista apoiando o Bolsonaro. Ciro não vai viajar e vai ficar no Brasil”, declarou Lupi, sobre o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes.
Ciro participou da reunião da executiva nacional do partido, assim como deputados estaduais, deputados federais, vereadores e diretores da sigla. Segundo Lupi, Ciro também endossou o apoio ao ex-presidente Lula.
Apesar da manifestação de apoio, a tendência é que Ciro não suba no palanque do ex-presidente da República e deve incorporar uma espécie de “apoio crítico” ao petista. O próprio Lupi admitiu há pouco que ainda há mágoas e ressentimentos por parte do Ciro após a intensa campanha pelo “voto útil” capitaneada pelo PT na reta final do 1º turno.
“Vivenciei isso com Lula e Brizola”, disse Lupi, lembrando das antigas rixas entre o ex-presidente e o ex-governador do Rio de Janeiro.
Esse endosso à candidatura petista, no entanto, foi condicionado à incorporação de três propostas de Ciro Gomes: o programa de renegociação de dívidas, um projeto de renda mínima de R$ 1 mil e um projeto de escolas em tempo integral.
Assista: