Intervenção britânica em títulos públicos alivia mercados
Bolsas fecharam em alta nesta quarta-feira, após o BoE (Banco da Inglaterra) intervir no mercado de títulos públicos...
Bolsas fecharam alta nesta quarta-feira após o BoE (Banco da Inglaterra) intervir no mercado de títulos públicos por lá. A autoridade monetária britânica iniciou um programa de compra de títulos com vencimentos mais longos para frear a forte pressão sobre os juros por lá, com o rendimento dos papéis para 30 anos nas máximas de duas décadas e a libra esterlina afundando contra o dólar em níveis recordes. O estresse no mercado começou na sexta-feira após o anúncio de um pacote de corte de impostos e aumento de gastos pelo do governo Reino Unido.
A operação foi bem sucedida e fez com que os juros britânicos voltassem aos patamares pré-pacote fiscal e ajudou a aliviar as taxas nos Estados Unidos também. O otimismo com o socorro do banco central inglês contaminou também os operadores de bolsa. Após seis sessões de perdas, o S&P 500 registrou alta de de mais de 2% no dia. As ações europeias se recuperaram no fim do pregão, e o Euro Stoxx fechou com ganho de 0,30%.
As commodities também reagiram positivamente aos movimentos do mercado e passaram a operar com ganhos a partir do meio do dia. O petróleo tipo Brent voltou a ser negociado próximo aos US$ 90/barril, com mais de 3,2% de alta. O minério de ferro se recuperou de uma manhã de perdas para fechar a negociação em Singapura com ganho de 1,23%.
Por aqui, o Ibovespa não refletiu o otimismo externo e alternou altas e baixas durante o dia, fechando praticamente estável aos 108.451 pontos, com ganho de 0,07%. Os juros apresentaram alta moderada, refletindo a preocupação do mercado com o risco pré-eleição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)