Na ponta do lápis, o Ibovespa está realmente barato?
Em um artigo publicado ontem em seu blog, o famoso professor, escritor e teórico do mercado financeiro Aswath Damodaran divulgou um estudo da sua visão sobre a precificação e valor justo para o S&P 500 (principal índice da Bolsa de valores norte-americana). Inspirado nele, no relatório de hoje, estamos fazendo um exercício semelhante, só que para o principal índice brasileiro, o Ibovespa...
Em um artigo publicado ontem em seu blog, o famoso professor, escritor e teórico do mercado financeiro Aswath Damodaran divulgou um estudo da sua visão sobre a precificação e valor justo para o S&P 500 (principal índice da Bolsa de valores norte-americana). Inspirado nele, no relatório de hoje, estamos fazendo um exercício semelhante, só que para o principal índice brasileiro, o Ibovespa.
Para o cenário-base do estudo, o professor Damodaran utilizou três referências. A primeira foi a do cenário, em sua opinião, otimista, no qual o S&P 500 registrará nos próximos anos um lucro em linha com as expectativas de mercado.
Na segunda, que é o seu cenário-base, a Bolsa americana terá lucros 15% inferiores aos projetados hoje pelo mercado —principalmente porque, em sua opinião, a maior parte do mercado está subestimando os efeitos de uma recessão em 2023. O terceiro, o cenário pessimista, considera lucros 30% inferiores aos projetados pelo mercado.
Para o Ibovespa, entretanto, estamos considerando como cenário-base o lucro estimado pelo mercado devido à própria composição do nosso índice, que, em nossa opinião, já contêm em suas projeções uma grande queda no preço das commodities.
O próximo passo é determinar a taxa de desconto para o dinheiro no futuro. No estudo, Damodaran usou como referência uma taxa livre de risco de 4% mais um prêmio de risco para investir em ações de 5%, totalizando uma taxa de desconto de 9%. Dessa forma, caso o seu cenário-base esteja correto, concluiu-se que o valor justo do S&P 500 seria de aproximadamente 3.515 pontos. Atualmente, o índice é negociado por 3.6055.
Para nós, ao “tropicalizarmos” a taxa de desconto para a realidade brasileira atual, a taxa livre de risco passa para 11,5% mais um prêmio de risco de 7,5%, chegando assim a uma taxa de desconto de 19%.
A média do mercado espera para o Ibovespa nos próximos dois anos um lucro de, aproximadamente, R$ 16,5 bilhões, R$ 1 bilhão menor que em 2022. Com essas premissas, o Ibovespa teria um valor justo de 110 mil pontos, muito em linha com o preço atual.
Caso as estimativas de lucro estejam corretas, quem tiver um horizonte de longo prazo e investir hoje no Ibovespa terá um retorno médio de 19% ao ano. Consideramos uma taxa muito atrativa, principalmente se a inflação convergir para a meta do Banco Central em algum momento nos próximos anos.
Gostaria de aprender a investir com a nossa ajuda? No Inv Streaming, você encontrará todo o conteúdo essencial para que possa começar ou aprimorar a sua jornada nos investimentos. Clique aqui e conheça.
Nícolas Merola e João Abdouni, analistas CNPI na Inv Publicações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)