Lagarde: perspectivas sombrias para Europa e alerta sobre estímulo fiscal
A presidente com BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, disse que as perspectivas para a Zona do Euro ficaram mais sombrias desde junho...
A presidente com BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, disse que as perspectivas para a Zona do Euro ficaram mais sombrias desde junho. A declaração foi dada durante audiência no Comitê de Assuntos Econômicos e Monetário do Parlamento Europeu. Lagarde lembrou que a inflação para o bloco está muito alta (9,1% nos últimos 12 meses terminados em agosto) e que deve continuar acima da meta (2%) por um grande período.
A presidente da autoridade monetária também ressaltou que o BCE deve continuar elevando as taxas de juros para o continente “nas próximas reuniões”, para tentar controlar a inflação na região, e destacou o choque sofrido sobre os preços de energia e alimentos.
Lagarde fez ainda um alerta aos governos europeus sobre os perigos de pacotes fiscais expansionistas. “No ambiente em que estamos, é essencial que o suporte fiscal usado para defender as famílias do impactos de preços mais altos seja temporário e objetivo”, disse, adicionando que, dessa maneira, os riscos inflacionários das medidas seriam limitados.
A fala pode ser vista como uma resposta ao receio de que governantes do bloco europeu pensem em medidas como as tomadas pelo Reino Unido na sexta-feira passada. Os britânicos anunciaram uma série de estímulos fiscais, que vão desde corte de impostos até o congelamento da conta energia, decisões que preocuparam o mercado. Logo após o anúncio, a libra caiu ao menor patamar histórico em relação ao dólar, e as taxas de juros futuros subiram fortemente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)