22.11.2024
Olá
Editoriais
Mídias
E siga O Antagonista nas redes
Ciro Gomes resolveu recriar, na campanha à Presidência da República, a "Fábula dos Dois Ladrões", de Monteiro Lobato. A peça do marqueteiro João Santana coloca dois homens em um banco de praça, discutindo que seria o maior ladrão...
Ciro Gomes resolveu recriar, na campanha à Presidência da República, a “Fábula dos Dois Ladrões”, de Monteiro Lobato. A peça do marqueteiro João Santana coloca dois homens em um banco de praça, discutindo quem seria o maior ladrão: o que roubou o passado de um país todo ou quem roubou o futuro do país.
“Tá bem, você venceu. Não tenho a menor ideia de como se rouba um futuro. Como você conseguiu isso?”, questiona o primeiro ladrão. “Fácil: eu disse que se elas não me deixassem roubar o futuro delas, quem iria roubar era você”, diz o segundo, aos risos. “Como eu sou o ladrão do bem e você é o ladrão do mal, elas preferiram ser roubadas por mim.”
O vídeo, que seria a primeira parte de uma série, acaba com o lema “Vote em 1, se livre dos 2”. A moral desta fábula é ligeiramente diferente do fim do texto de Lobato, que conclui: “Quando dois brigam, lucra um terceiro ladrão mais esperto.”
Assista:
E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos