Especialistas defendem investigar Bolsonaro por abuso de poder
Advogados, procuradores e um ex-ministro do TSE disseram a O Globo que a transformação do desfile de 7 de Setembro em palanque da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição justifica abrir investigação contra o presidente por abuso de poder político e econômico...
Advogados, procuradores e um ex-ministro do TSE disseram a O Globo que a transformação do desfile de 7 de Setembro em palanque da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição justifica abrir investigação contra o presidente por abuso de poder político e econômico.
Segundo um ex-ministro do TSE ouvido por Malu Gaspar, já há elementos para se pedir uma investigação judicial eleitoral —que não depende da iniciativa de Augusto Aras; pode ser movida por adversários de Bolsonaro que tenham se sentido prejudicados na disputa.
Para Renato Ribeiro de Almeida, advogado especializado em direito eleitoral, o presidente valeu-se da sua condição “não para rememorar a Independência e seu significado histórico a todos os brasileiros, mas para transformar os atos oficiais em atos de campanha. Houve abuso de poder político”.
Outro advogado especialista na área, Neomar Filho, aponta que Bolsonaro se utilizou do cargo que ocupa “e de um evento oficial, com transmissão e repercussão por toda a imprensa, inclusive pela TV Brasil, para propagar suas convicções políticas e direcionar ao processo eleitoral deste ano”.
Um ex-integrante da cúpula da PGR ouvido pelo jornal carioca disse considerar o abuso de poder político “claríssimo”. “Apesar de formalmente o discurso não ter sido feito do palanque oficial, foi obviamente instrumentalizado a partir do evento oficial que se deu momentos antes.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)