Barroso suspende lei que criou piso para enfermagem
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF, suspendeu neste domingo (4) o piso salarial da enfermagem. A decisão, individual, ainda deverá ser levada para análise dos outros ministros do Supremo. Barroso é relator de ação da CNSaúde e outras entidades que...
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF, suspendeu neste domingo (4) o piso salarial da enfermagem. A decisão, individual, ainda deverá ser levada para análise dos outros ministros do Supremo.
Barroso é relator de ação da CNSaúde e outras entidades que pediram a suspensão da lei que estabelece o piso de enfermeiros em R$ 4.750.
Em sua decisão, o ministro citou o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões por causa da implementação do novo piso.
Ele afirmou ainda que, apesar de ser preciso valorizar a categoria, neste momento “é necessário atentar aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”.
“No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta”, disse.
Barroso também deu 60 dias para que estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades de saúde informem o impacto financeiro para os atendimentos em razão da implementação do piso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)