“Risco de erros de cálculo”, diz diplomata dos EUA, sobre ambições da China em Taiwan
Diplomata do Departamento de Estado dos EUA responsável por assuntos ligados à Ásia, Daniel Kritenbrink disse, na quarta-feira (17), que a China "corre risco de erros de cálculo" em suas ambições na ilha de Taiwan, Estado independente de facto reivindicado por Pequim...
Diplomata do Departamento de Estado dos EUA responsável por assuntos ligados à Ásia, Daniel Kritenbrink disse, na quarta-feira (17), que a China “corre risco de erros de cálculo” em suas ambições na ilha de Taiwan, Estado independente de facto reivindicado por Pequim.
“As palavras e ações da RPC [República Popular da China] são profundamente desestabilizadoras. Elas correm o risco de erros de cálculo e ameaçam a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan”, disse Kritenbrink.
Relações entre Washington e Pequim estremeceram-se em agosto, com a visita de autoridades americanas a Taiwan.
A presidente da Câmara dos Deputados americana, Nancy Pelosi, esteve na ilha em viagem oficial (foto), entre 3 e 4 de agosto. Cerca de doze dias depois, foi a vez de uma delegação de congressistas americanos, liderada pelo senador Ed Markey.
Desde então, a China intensificou o número de exercícios militares no Estreito de Taiwan, que separa o continente da ilha.
Kritenbrink negou que as visitas das autoridades americanas representassem mudança na postura dos EUA perante a Taiwan, com o qual Washington mantém relações diplomáticas, mas sem reconhecer sua soberania.
“Embora nossa política não tenha mudado, o que mudou foi a crescente coerção de Pequim”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)