Irã nega envolvimento em ataque ao escritor Salman Rushdie
O Irã negou nesta segunda-feira (15) que tenha envolvimento com o ataque ao escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie. O autor, de 75 anos, foi esfaqueado na sexta-feira (12) enquanto participava de um evento no estado de Nova York...
O Irã negou nesta segunda-feira (15) que tenha envolvimento com o ataque ao escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie. O autor, de 75 anos, foi esfaqueado na sexta-feira (12) enquanto participava de um evento no estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele sofreu danos no fígado, nos nervos de um braço e em um olho, informou seu agente Andrew Wylie.
“Negamos categoricamente” qualquer relação entre Hadi Matar e Teerã, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Naser Kanani. “A este respeito, ninguém pode culpar a República Islâmica do Irã”, acrescentou. “Acreditamos que os insultos feitos e o apoio que ele [Salman Rushdie] recebeu foi um insulto contra seguidores de todas as religiões.”
Kanaani afirmou também que o Irã “não tinha nenhuma outra informação além da qual a imprensa americana informou.’’
Suspeito de cometer o ataque, Hadi Matar se declarou inocente das acusações, mas foi formalmente indiciado por tentativa de homicídio e agressão.
Embora não culpe diretamente Teerã pelo ataque a Rushdie, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, fez questão de mencionar o Irã em um comunicado realizado hoje.
“As instituições estatais iranianas incitaram a violência contra Rushdie por gerações, e a mídia afiliada ao estado recentemente se gabou do atentado contra sua vida”, disse Blinken. “Isso é desprezível”, acrescentou.
Salman Rushdie sofria ameaças desde 1989, quando o aiatolá Khomeini ordenou sua morte por ter escrito “Os Versos Satânicos”, livro considerado ofensivo ao islã. Em 2019, o atual líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que a fatwa decretada por seu antecessor continuava válida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)