Novo presidente da Colômbia anuncia aumento de impostos
O ex-guerrilheiro esquerdista Gustavo Petro (foto), que tomou posse no último domingo (7) como presidente da Colômbia, apresentou na segunda-feira (8) ao Congresso um projeto que prevê aumento de impostos e taxação sobre o patrimônio...
O ex-guerrilheiro esquerdista Gustavo Petro (foto), que tomou posse no domingo (7) como presidente da Colômbia, apresentou na segunda (8) ao Congresso um projeto que prevê aumento de impostos e taxação sobre o patrimônio.
A reforma tributária proposta por Petro eleva impostos para cidadãos colombianos com renda mensal superior a 10 milhões de pesos, o equivalente a cerca de R$ 12 mil, e cria um imposto permanente sobre o patrimônio, informa a agência Reuters.
“Os maiores aumentos atingiriam 34 mil pessoas, os ultraprivilegiados”, disse o novo ministro da Fazenda, José Antonio Ocampo, cuja escolha pelo presidente foi vista como um aceno ao mercado. Ocampo argumenta ainda que a medida poderá arrecadar para os cofres públicos R$ 58,9 bilhões poe ano.
O governo de Petro alega que o aumento de impostos vai financiar políticas de combate à pobreza. O novo presidente da Colômbia já defendeu “negociações de paz” com o Clã do Golfo, uma espécie de PCC colombiano, e escolheu uma chavista para a pasta do Trabalho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)