Reale Jr. e José Eduardo Cardozo criticam Bolsonaro por reunião com embaixadores
Em lados opostos durante o impeachment de Dilma Rousseff, Miguel Reale Jr. e José Eduardo Cardozo agora estão juntos em defesa do sistema democrático brasileiro. Eles anunciaram que articulam juntos a nova "Carta aos brasileiros", organizada pela Faculdade de Direito da USP...
Em lados opostos durante o impeachment de Dilma Rousseff, Miguel Reale Jr. e José Eduardo Cardozo agora estão juntos em defesa do sistema democrático brasileiro. Eles anunciaram que articulam juntos a nova “Carta aos brasileiros”, organizada pela Faculdade de Direito da USP.
Em entrevista ao UOL, Cardozo disse que a reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores – repleta de falsidades e críticas ao próprio sistema eleitoral – foi um “ato circense”. Ele completou:
“Espantou o mundo e nos colocou em situação ridícula. E acho que não tem mais parada. Agora conseguimos a sinergia em defesa da democracia que precisávamos. Jair Bolsonaro riscou o fósforo que incendiou a sociedade brasileira.”
Reale Jr. disse que o presidente faz ameaças contínuas contra a democracia.
“Dizer que não fez ameaças não é verdade”, disse. “Ele foi a atos de fechamento de Congresso, do Supremo, em que havia faixas de ‘intervenção já’. Isso incentivou fogos de artifício sobre prédio do Supremo. E agora ele reúne embaixadores para dizer no Palácio do Planalto que o Brasil é o país da fraude eleitoral.”
Reale Jr. disse que foi criado um comitê para defender a democracia no ano passado, após o 7 de setembro, quando Bolsonaro pediu a intervenção no STF. “Estávamos preparados para enfrentar o ataque contumaz que Bolsonaro faz a urnas, TSE e STF”, concluiu.
Nova “Carta aos brasileiros”
A nova “Carta aos brasileiros”, divulgada na terça-feira (26), é um manifesto a favor da democracia e em defesa do processo eleitoral brasileiro.
Organizada pela Faculdade de Direito da USP e contando com a assinatura de mais de 300.000 pessoas, dentre elas ex-ministros do STF, banqueiros e empresários, a Carta responde aos ataques promovidos por Bolsonaro na reunião da semana passada com os embaixadores.
Ela é inspirada na “Carta aos brasileiros” de 1977, elaborada pela mesma instituição no contexto da ditadura militar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)