União Europeia chega a acordo para reduzir consumo de gás natural
Os países da União Europeia chegaram a um acordo nesta terça-feira (26) para diminuir o consumo de gás natural em 15% entre agosto a março e reduzir sua dependência energética em relação à Rússia...
Os países da União Europeia chegaram a um acordo nesta terça-feira (26) para diminuir o consumo de gás natural em 15% entre agosto a março e reduzir sua dependência energética em relação à Rússia.
A estatal russa Gazprom anunciou ontem a redução no fornecimento de gás por meio do gasoduto Nord Stream 1. Com isso, o fluxo vai cair de 40% para 20% da capacidade total.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o acordo é uma resposta ao que chamou de chantagem energética da Rússia, diante da polêmica em torno da sanções impostas a Moscou por causa da guerra na Ucrânia. “O anúncio da Gazprom ilustra ainda mais a natureza não confiável da Rússia como fornecedora de energia”, afirmou ela, em comunicado.
A nova legislação prevê a adoção de medidas voluntárias pelos países para reduzir o consumo de gás. Se elas resultarem em uma economia insuficiente, existe a previsão de um gatilho para que ações obrigatórias sejam implementadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)