Governo avalia criação de comitê para acompanhar avanço da varíola dos macacos
O Ministério da Saúde avalia a criação de um comitê de emergência para acompanhar o avanço da varíola dos macacos no país. O surto da doença foi declarado emergência pública de preocupação global no sábado (23) pela OMS...
O Ministério da Saúde avalia a criação de um comitê de emergência para acompanhar o avanço da varíola dos macacos no país. O surto da doença foi declarado emergência pública de preocupação global no sábado (23) pela OMS.
Em entrevista ao Globo, o secretário de Vigilância Arnaldo Medeiros afirmou que a pasta quer comprar 50 mil doses de vacina para oferecer aos profissionais de saúde.
“A Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] está em tratativas com o fabricante para que o mais breve possível essa vacina esteja disponível para os trabalhadores de saúde e os contactantes. Em uma primeira análise que fizemos com a Opas, estimamos o quantitativo de aproximadamente 50 mil doses iniciais […] A expectativa é que ainda ocorra neste ano”, disse.
Com 696 casos comunicados oficialmente até o último sábado (23), Arnaldo Medeiros nega que haja atraso da pasta em relação ao combate à varíola dos macacos e atribui o elevado número de infectados à natureza da doença.
“A doença é transmissível, então certamente as pessoas se contaminaram e estão, sem perceber, contaminando outras pessoas. É uma doença transmissível. Mas não por falta de capacidade de sensibilização para detecção de casos e vigilância”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)