Chanceler russo diz que objetivos do país na Ucrânia agora vão além do leste
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (foto), disse, nesta quarta-feira (20), que os objetivos "geográficos" do Kremlin na Ucrânia agora estão além do Donbass, região leste, que, sob influência russa, é dominada por rebeldes separatistas...
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (foto), disse, nesta quarta-feira (20), que os objetivos “geográficos” do Kremlin na Ucrânia agora estão além do Donbass, região leste, que, sob influência russa, é dominada por rebeldes separatistas.
A declaração foi dada em entrevista à mídia estatal russa.
Lavrov se referiu, especificamente, às duas regiões do sul ucraniano ocupadas pela Rússia a partir da invasão deste ano, Zaporizhzhia e Kherson.
Ele indicou que a expansão se deu para reagir à aquisição por Kiev de sistemas de artilharia de mísseis de longo alcance conhecidos como HIMARS.
“Não podemos permitir que a parte da Ucrânia controlada pelo [presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky… possua armas que representem uma ameaça direta ao nosso território”, disse Lavrov.
“A geografia é diferente agora”, afirmou em referência às duas regiões ao sul, que ficam próximas da Península da Crimeia, tomada unilateralmente, sem reconhecimento internacional, pelos russos desde 2014.
Ele ainda ameaçou o Ocidente ao insinuar que a situação “piorará” se o Ocidente continuar fornecendo armas a Kiev.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)