“O TRF-4 mostrou que uma nova geração pede passagem na Justiça”
Joaquim Falcão resumiu, com algum otimismo, o sentimento da maioria dos brasileiros que assistiram ao julgamento de Lula no TRF-4: “A transmissão ao vivo do julgamento do TRF-4 permitiu ao público compará-lo com os julgamentos que se tem visto no Supremo Tribunal Federal...
Joaquim Falcão resumiu, com algum otimismo, o sentimento da maioria dos brasileiros que assistiram ao julgamento de Lula no TRF-4:
“A transmissão ao vivo do julgamento do TRF-4 permitiu ao público compará-lo com os julgamentos que se tem visto no Supremo Tribunal Federal. A postura dos magistrados, raciocínio, método de análise, forma de se comunicar, tudo é diferente.”
E mais:
“Não há competição pessoal ou ideológica entre eles. Nem elogios recíprocos. Cada um é si próprio. Não há troca de críticas veladas, ou aplausos desnecessários. Ou insinuações jogadas no ar. Mais ainda: não há exibicionismo.”
E por último:
“A transmissão ao vivo permitiu a cada um de nós formar a própria opinião. Escolher um lado. Quase pegar a justiça com as próprias mãos, com as mãos do seu próprio entendimento. Provavelmente a maneira de magistrados se comportarem na televisão, na internet e até nos julgamentos sem transmissão nunca mais será a mesma. Uma nova geração pede passagem.”
Os tribunais superiores são velhos na forma e, pior ainda, no conteúdo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)