Biden cumprimenta príncipe saudita com “soquinho”
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou nesta sexta-feira (15), durante viagem à Arábia Saudita, com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou nesta sexta-feira (15), durante viagem à Arábia Saudita, com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
No primeiro contato em Jedá, Biden e o príncipe herdeiro não apertaram as mãos, mas se cumprimentaram com um “soquinho” (foto).
Ex-correspondente do jornal Washington Post e crítico do governo saudita, Jamal Khashoggi foi assassinado dentro do consulado-geral da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, e seu corpo nunca foi encontrado.
A autoria do crime foi atribuída a Bin Salman por um relatório da agência de inteligência americana. Durante sua campanha presidencial, Biden prometeu transformar a Arábia Saudita em “um estado pária” por não responsabilizar Bin Salman pela morte de Khashoggi.
Após o encontro desta sexta-feira, o presidente dos EUA disse ter abordado o assassinato de Khashoggi com o príncipe herdeiro saudita.
“Um presidente americano ficar em silêncio sobre uma questão de direitos humanos é incoerente com quem somos […] Sempre defenderei nossos valores”, afirmou Biden.
Em um giro pelo Oriente Médio, o presidente dos EUA busca convencer os países do Golfo Pérsico a aumentarem suas produções de petróleo e, assim, reduzirem o preço do barril, que está em cerca de US$ 100.
Biden também procura fortalecer uma aliança contra o Irã, acusado de promover a desestabilização da região.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)