Imortais da ABL se recusam a receber mesma medalha de Daniel Silveira
Membros da Academia Brasileira de Letras se recusaram a receber a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuem com a literatura, ao saber que ela também será entregue ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ)...
Membros da Academia Brasileira de Letras se recusaram a receber a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuem com a literatura, ao saber que ela também será entregue ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
Além do deputado bolsonarista, outras 200 personalidades receberão a honraria por ocasião do Bicentenário da Independência. A cerimônia está marcada para às 15h30 de hoje, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.
No Twitter, o escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e o professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, ambos acadêmicos, anunciaram sua recusa à condecoração.
“Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, afirmou Lucchesi.
Secchin explicou o motivo da recusa ao jornal O Globo: “Se constituirá na celebração de uma única diretriz política, agraciando pessoas sem relação com livros, biblioteca e cultura”.
Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, por ataques aos ministros do Supremo. A pena foi extinta após ele ter sido beneficiado por Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)