Turquia faz acordo para entrada de Suécia e Finlândia na Otan
O governo da Turquia assinou nesta terça-feira (28) em Madri, onde os países-membros da Otan estão reunidos, um acordo para apoiar a entrada da Suécia e da Finlândia na aliança militar ocidental...
O governo da Turquia assinou nesta terça-feira (28) em Madri, onde os países-membros da Otan estão reunidos, um acordo para apoiar a entrada da Suécia e da Finlândia na aliança militar ocidental, informam as agências internacionais.
O regime chefiado por Recep Tayyip Erdogan (foto) vinha resistindo ao ingresso dos países nórdicos na aliança —suecos e finlandeses decidiram abandonar décadas de neutralidade e aderir à Otan depois da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os turcos alegavam que os dois países escandinavos davam apoio a grupos de oposição a Erdogan. “Ainda não está claro o que foi prometido pelos nórdicos (…), mas, segundo comunicado da Presidência em Helsinque, os chanceleres dos três países assinaram um memorando para dar continuidade ao processo de adesão”, escreve a Folha.
Mais cedo, o presidente da Turquia, que conversou por telefone com Joe Biden. disse que se reunirá com o mandatário americano na capital espanhola, à margem da cúpula da Otan, para discutir a situação na Ucrânia e a expansão da aliança militar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)