Intermediário entre Milton Ribeiro e pastores lobistas faltou a 4 depoimentos de investigação da CGU
Odimar Barreto dos Santos, ex-assessor especial do MEC e suspeito de participar do suposto esquema de tráfico de influência na pasta, ignorou quatro convocações para depor à CGU sobre o caso....
Odimar Barreto dos Santos (foto), ex-assessor especial do MEC e suspeito de participar do suposto esquema de tráfico de influência na pasta, ignorou quatro convocações para depor à CGU sobre o caso. E isso pode ter impedido a PF de ter um mandado de busca e apreensão no nome de Odimar em operação que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, na quarta-feira (22).
A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo em reportagem publicada na noite de segunda-feira (27).
Segundo o jornal, baseado em relatório da CGU com testemunhos de servidores do MEC, Odimar teria sido oficialmente designado por Ribeiro para ser um intermediário entre o então-ministro e os pastores lobistas Arilton Moura e Gilmar Santos.
Moura e Santos são dois personagens importantes no suposto esquema de tráfico de influência e, assim como Ribeiro, foram detidos na quarta-feira.
A CGU aponta que Odimar ainda trabalhava com o também ex-assessor do MEC Luciano de Freitas Musse, outra figura-chave no escândalo, também detida na semana passada.
Odimar, que hoje é pré-candidato a deputado federal, é considerado pela CGU uma fas linhas investigativas no caso, mas não foi desenvolvida por conta da ausência de testemunhos.
“Evidências indicam que possivelmente tratar-se-ia de pessoa de confiança do ex-ministro Milton Ribeiro, destacada para auxiliar os pastores em suas demandas no âmbito do MEC”, diz o órgão em relatório.
Odimar faltou, sem justificar oficialmente, a quatro depoimentos agendados para 14 e 29 de abril e 5 e 13 de maio.
Relação com Milton Ribeiro
Odimar, que é pastor auxiliar na mesma igreja presbiteriana chefiada pelo ex-ministro em Santos, no litoral de São Paulo, foi nomeado assessor no MEC em agosto de 2020, cerca de um mês após a chegada de Ribeiro na pasta.
A dupla também tem relações familiares. Uma filha do ex-assessor se casou com parente de Ribeiro, e outra está prestes a se casar com um sobrinho do ex-ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)