Emmanuel Macron não consegue maioria absoluta de deputados
De acordo com as primeiras estimativas, a coalizão de Emmanuel Macron (foto), Ensemble!, conseguiu eleger apenas 245 deputados no segundo turno das eleições legislativas francesas — bem menos dos 289 deputados necessários para ter a maioria absoluta. O resultado foi pior do que o projetado depois do primeiro turno...
De acordo com as primeiras estimativas, a coalizão de Emmanuel Macron (foto), Ensemble!, conseguiu eleger apenas 245 deputados no segundo turno das eleições legislativas francesas — bem menos dos 289 deputados necessários para ter a maioria absoluta. O resultado foi pior do que o projetado depois do primeiro turno (de até 295).
A Nupes, coalizão de esquerda liderada pelo extremista Jean-Luc Mélenchon, obteve 131 deputados, o que o deixa longe do cargo de primeiro-ministro, mas coloca a Nupes como segunda força política do país.
O Rassemblement National, de Marine Le Pen, de extrema-direita, alcançou um resultado histórico: 89 deputados. Assim, terá direito a fazer moçōes de censura e questionar juridicamente leis aprovadas pela Assembleia Nacional.
Para governar, depois de perder a maioria absoluta, Emmanuel Macron terá de se compor com o partido Les Républicains, que fez 74 deputados.
Atualizado com os resultados fornecidos pelo Ministério do Interior da França.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)