Furnas aprova amento de capital após TJ do Rio derrubar liminar
Furnas, a subsidiária da Eletrobras que atua no setor de geração e transmissão de energia, aprovou nesta segunda-feira (6) um aumento de capital para saldar dívidas da companhia. A decisão ocorreu após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) derrubar uma liminar que impedia a reunião...
Furnas, a subsidiária da Eletrobras que atua no setor de geração e transmissão de energia, aprovou nesta segunda-feira (6) um aumento de capital para saldar dívidas da companhia. A decisão ocorreu após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) derrubar uma liminar que impedia a reunião.
A Assembleia Geral de Debenturistas (AGD), com os tomadores de dívidas da empresa, aprovou um aporte de capital após a Madeira Energia, empresa do grupo Furnas que controla uma hidrelétrica no Rio Madeira, injetar R$ 1,58 bilhão. O objetivo era ter caixa para pagar decisão desfavorável tomada extrajudicialmente. Agora, com a decisão, Furnas passa a ter 72% do total da empresa.
Esta manobra permite à Eletrobras manter de pé seu plano de privatização. Caso o aporte na Madeira Energia não ocorresse a tempo, a empresa poderia ter uma série de dívidas executadas, comprometendo 42% do total devido.
No final de semana, a 1ª instância do TJRJ suspendeu a realização da assembleia que iria deliberar sobre a operação, atendendo a um pedido da Associação dos Empregados de Furnas. Após pedido da Advocacia-Geral da União, a medida foi revista pela 2ª instância na manhã desta segunda-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)