Sem ilusões
Mathias Alencastro, na Folha de S. Paulo, repete a propaganda russa, segundo a qual as chances de paz diminuem com a adesão de Finlândia e Suécia à Otan. O vice-chanceler de Moscou, Sergei Ryabkov, disse nesta segunda-feira: “Eles não devem ter ilusões sobre o fato de que vamos suportar isso...
Mathias Alencastro, na Folha de S. Paulo, repete a propaganda russa, segundo a qual as chances de paz diminuem com a adesão de Finlândia e Suécia à Otan.
O vice-chanceler de Moscou, Sergei Ryabkov, disse nesta segunda-feira:
“Eles não devem ter ilusões sobre o fato de que vamos suportar isso. Como garantimos nossa segurança dependerá das consequências práticas dessa adesão”.
Alencastro concorda com ele:
“Resta que a eventual adesão da Finlândia à Otan é um desastre para os defensores de uma resolução rápida para a guerra (…). A volta do tema do expansionismo da Otan nesse momento decisivo da guerra compromete uma chance rara, senão única, para encontrar uma saída diplomática. As razões que levam Helsinque a solicitar a entrada na Otan são perfeitamente compreensíveis. Mas, quando a Otan ratificar a incorporação da Finlândia, o mundo ficará ainda mais longe da paz.”
A questão não é o expansionismo da Otan, e sim o expansionismo de Vladimir Putin, para o qual não existe saída diplomática. A única maneira de garantir a paz, de fato, é derrotar a Rússia no campo de batalha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)