Adesão da Finlândia à Otan será “momento histórico”, diz chefe da aliança
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse neste domingo (15) que a Rússia “falhou” em seu objetivo de tomar Kiev e que a guerra na Ucrânia não está se desenrolando como Moscou planejou. Ele também classificou o anúncio da Finlândia sobre a adesão à aliança militar como um “momento histórico...
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse neste domingo (15) que a Rússia “falhou” em seu objetivo de tomar Kiev e que a guerra na Ucrânia não está se desenrolando como Moscou planejou. Ele também classificou o anúncio da Finlândia sobre a adesão à aliança militar como um “momento histórico”.
“A guerra da Rússia na Ucrânia não está correndo como Moscou tinha planejado. Eles falharam ao tomar Kiev, estão se retirando de Kharkiv e a sua grande ofensiva em Donbas estagnou”, afirmou, depois de se reunir com ministros europeus das Relações Exteriores.
“A Rússia não está atingindo seus objetivos estratégicos. O presidente Putin quer a Ucrânia derrotada e a Otan dividida, mas a Ucrânia está de pé e a Otan mais unida do que nunca.”
Sobre o anúncio da Finlândia em relação à entrada na Otan, Stoltenberga afirmou que “todas as nações soberanas têm o direito de escolher o seu caminho”, acrescentando que “se decidirem se juntar será um momento histórico”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)