Barroso diz que mundo vive momento de “erosão da democracia”
Luís Roberto Barroso (foto) afirmou que a democracia passa por um processo de “erosão” em todo o mundo. Durante discurso no Congresso Brasileiro de Magistrados, o ministro do STF citou Hungria, Rússia e Venezuela como governos autoritários, além de “turbulências”recentes nos Estados Unidos e Reino Unido...
Luís Roberto Barroso (foto) afirmou que a democracia passa por um processo de “erosão” em todo o mundo. Durante discurso no Congresso Brasileiro de Magistrados, o ministro do STF citou Hungria, Rússia e Venezuela como governos autoritários, além de “turbulências”recentes nos Estados Unidos e Reino Unido.
“A democracia foi a ideologia vitoriosa no século XX tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram, o comunismo, o fascismo, nazismo, ditaduras militares e fundamentalistas. (….) mas nos últimos tempos alguma coisa não parece estar bem. É um período que está sendo chamado de recessão democrática, legalismo autocrático, e outros nomes para esse momento de erosão da democracia”, afirmou na sexta-feira (13), na Bahia.
O ministro disse ainda que os democratas ao redor do mundo precisam fazer uma autocrítica para um restabelecimento do sistema ao redor do mundo.
“Essa ascensão de um processo autoritário e populista se dá por insuficiências da própria democracia. Por isso os que defendem a democracia precisam identificar e trabalhar para restabelecer essa crença que une a todos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)