ONU abre investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje, por 33 votos a 2, uma resolução para investigar crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia. O inquérito vai apurar episódios que ocorreram...
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje, por 33 votos a 2, uma resolução para investigar crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia. O inquérito vai apurar episódios que ocorreram nas regiões ao redor de Kiev (foto) e em outras áreas, como Sumy. A resolução, que condena o massacre realizado pelas tropas de Putin, contou com o voto do Brasil.
Em discurso virtual na abertura da sessão, a primeira vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emine Dzhaparova, afirmou:
“Milhares de pessoas do meu país perderam a vida. Os bombardeios e tiros russos fazem parte de nossa vida diária.”
A representante denunciou atos de tortura, desaparecimentos forçados, violência sexual e de gênero. “A lista de crimes russos é interminável”, afirmou ela, antes mostrar um desenho feito por uma criança que foi estuprada na frente de sua mãe.
Essa foi a primeira reunião dedicada ao tema desde que a Assembleia Geral da ONU suspendeu a Rússia de seu órgão de direitos humanos, no início do mês passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)