Hackers russos atacam sites do governo italiano
Um ataque cibernético de hackers da Rússia atingiu nesta quarta-feira (11) diversos sites da Itália, incluindo os portais do Ministério da Defesa, do Instituto Superior de Saúde (ISS) e do Senado italiano, informa a agência de notícias Ansa...
Um ataque cibernético de hackers da Rússia atingiu nesta quarta-feira (11) diversos sites da Itália, incluindo os portais do Ministério da Defesa, do Instituto Superior de Saúde (ISS) e do Senado italiano, informa a agência de notícias Ansa.
Segundo autoridades italianas, a ação foi obra do Killnet, um coletivo militante pró-Rússia que, de acordo com especialistas, está ligado às Forças Armadas de Moscou. O grupo, que também teria tentado bloquear o sistema de votação do destival de música Eurovision, reivindicou a invasão em seus canais no Telegram, publicando a lista de sites afetados.
O ataque é um DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês), que ocorre quando um site é alvo de milhares de solicitações de acesso que o descontrolam e o tornam inacessível.
A Agência Nacional de Cibersegurança disse estar “trabalhando em estreita colaboração com as administrações afetadas para restaurar seus sites e analisando o fenômeno”. A presidente do Senado italiano, Elisabetta Casellati, afirmou no Twitter que “nenhum dado do ataque hacker envolveu a rede externa do Senado”, mas chamou o episódio de “grave”.
O Ministério da Defesa, porém, negou o ataque em nota: “Com referência à notícia que circulou sobre a impossibilidade de chegar ao site www.difesa.it, o Estado-Maior da Defesa especifica que se deve a atividades de manutenção que estão planejadas há algum tempo”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)