Aras recorre de decisão de Rosa Weber que manteve investigação de Bolsonaro
Augusto Aras (foto) entrou nesta segunda (4) com recurso no STF para tentar reverter a decisão individual de Rosa Weber que manteve a investigação sobre a atuação de Jair Bolsonaro no caso da vacina indiana Covaxin...
Augusto Aras (foto) entrou nesta segunda (4) com recurso no STF para tentar reverter a decisão individual de Rosa Weber que manteve a investigação sobre a atuação de Jair Bolsonaro no caso da vacina indiana Covaxin, registra o Estadão.
O procurador-geral da República pediu que a ministra do STF reconsidere a própria decisão ou leve a questão diretamente ao plenário do tribunal.
Relatora do inquérito, Rosa contrariou pareceres da PGR e da PF e se negou a arquivar a apuração, conduta pouco comum no STF. A ministra disse que seria “inviável” acolher os argumentos de Aras e mandou a investigação de volta ao procurador-geral, “para as providências que reputar cabíveis”.
Em seu agravo desta segunda, o PGR alegou que Rosa não poderia ter feito “juízo de valor” sobre o pedido de arquivamento.
O caso foi levado ao STF depois que o deputado federal Luis Miranda e seu irmão Luis Ricardo Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde, acusaram Bolsonaro de ignorar suspeitas de corrupção no processo de aquisição da vacina indiana —caso revelado por Diego Amorim e Wilson Lima, de O Antagonista, em junho de 2021.
O objetivo da investigação foi analisar se o presidente cometeu crime de prevaricação por não ter alertado os órgãos de investigação. Assim como o parecer da PGR, o relatório final do inquérito da PF isentou Bolsonaro de culpa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)