Rússia quer transformar Ucrânia numa segunda Síria, diz chefe da UE
O responsável pelas Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, afirmou neste sábado (26) que a intenção da Rússia com a invasão da Ucrânia é transformar o país numa segunda Síria. “Se um país forte pode impor força a um vizinho que...
O responsável pelas Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, afirmou neste sábado (26) que a intenção da Rússia com a invasão da Ucrânia é transformar o país numa segunda Síria.
“Se um país forte pode impor força a um vizinho que não o ameaça, tudo o que quer, cometendo crimes de guerra como está a fazer, destruindo um país, fazendo de Mariupol a ‘Aleppo europeia’ e fazendo da Ucrânia uma segunda Síria, então o mundo inteiro está em perigo”, disse na abertura do Fórum de Doha, no Catar.
Para o alto representante da UE, a guerra provocada por Vladimir Putin é um problema mundial que exige “reforçar a legislação num nível internacional e um melhor equilíbrio de poder”.
“Uma das piores consequências que este conflito pode trazer é empurrar a Rússia para a China e criar uma divisão” entre o que se pode chamar “de sudeste global e noroeste global”
Ele acrescentou que o perigo dessa possibilidade é que se crie “um desequilíbrio incrível no mundo”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)