“O Brasil está à beira do precipício”
Nouriel Roubini, em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada hoje, disse:"O Brasil está à beira do precipício. Se o ajuste fiscal não for feito, o Brasil será rebaixado de novo, os spreads de empresas e do governo vão explodir, o real vai entrar em queda livre e a economia vai encolher ainda mais"...
Nouriel Roubini, em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada hoje, disse:
“O Brasil está à beira do precipício. Se o ajuste fiscal não for feito, o Brasil será rebaixado de novo, os spreads de empresas e do governo vão explodir, o real vai entrar em queda livre e a economia vai encolher ainda mais”.
Ele disse também, a propósito das pedaladas fiscais de Dilma Rousseff:
“É consenso que as políticas macroeconômicas do Brasil nos últimos anos foram equivocadas. Houve afrouxamento fiscal excessivo. Além disso, o aumento na oferta de crédito, tanto pelo sistema financeiro, como pelas instituições públicas, foi excessivo, uma forma de estímulo fiscal.
No Brasil, o BC estava atrasado, mas passou a elevar agressivamente a taxa de juros. Houve uma oportunidade para fazer ajuste fiscal, mas não ocorreu, porque havia o período eleitoral. A mesma coisa ocorreu com preços administrados, cujo aumento foi adiado. Então depois das eleições sobrou esse ajuste fiscal muito maior para ser feito e o reajuste de tarifas gerou inflação. Perdeu-se a confiança na política fiscal”.
Em janeiro deste ano, Nouriel Roubini ainda se dizia “cautelosamente otimista” em relação ao futuro econômico do país. Agora ele descobriu que não há margem para otimismo com Dilma Rousseff.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)