Líderes europeus não chegam a consenso sobre Ucrânia e sanções à Rússia
Os líderes da União Europeia (foto) reunidos nesta quinta (10) no Palácio de Versalhes, na França, para discutir uma resposta conjunta do grupo sobre sanções à Rússia e eventual entrada da Ucrânia no bloco não chegaram a consenso sobre nenhum dos dois pontos...
Os líderes da União Europeia (foto) reunidos nesta quinta (10) no Palácio de Versalhes, na França, para discutir uma resposta conjunta do grupo sobre sanções à Rússia e eventual entrada da Ucrânia no bloco não chegaram a consenso sobre nenhum dos dois pontos, informa a agência Reuters.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu “uma Ucrânia livre e democrática, com a qual nós compartilhamos um destino comum”. Já o premiê da Holanda, Mark Rutte, contrário à ampliação do bloco, afirmou que “não existem atalhos para o procedimento” de ingresso na União Europeia.
E, como era previsível, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, se opôs à proibição da importação de produtos energéticos russos pelo bloco, que requer a aprovação de todos os seus 27 integrantes —a Alemanha importa um terço de seu gás natural da Rússia.
Emmanuel Macron, o anfitrião do encontro, pediu “cautela”. “Podemos abrir o processo de ingresso no bloco de um país em guerra? Acho que não. Podemos fechar a porta e dizer ‘nunca’? Seria injusto. Sejamos cautelosos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)