Urgente: sem energia, Chernobyl pode emitir radiação para Europa
A empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, a Energoatom, acaba de divulgar um alerta nuclear depois que a linha de energia entre Kiev e Chernobyl foi desconectada por causa dos ataques russos. A usina está "completamente paralisada". Segundo a Energoatom, sem energia, o combustível nuclear...
A empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, a Energoatom, acaba de divulgar um alerta nuclear depois que a linha de energia entre Kiev e Chernobyl foi desconectada por causa dos ataques russos. A usina está “completamente paralisada”.
Segundo a Energoatom, sem energia, o combustível nuclear armazenado no local poderia aquecer e emitir radiação para o céu. Em comunicado, a empresa diz que o vento poderia transportar essa radiação para a Ucrânia e para o resto da Europa.
“A linha de alta tensão de 750 kV Chernobyl-Kyiv está atualmente desconectada devido a danos causados pelos ocupantes. Assim, a estação de Chernobyl e todas as instalações nucleares da Zona de Exclusão ficaram sem eletricidade. Cerca de 20.000 conjuntos de combustível usado são armazenados na instalação de armazenamento de combustível nuclear usado – 1.”
“Eles precisam de resfriamento constante. O que só é possível se houver eletricidade. Se não houver, as bombas não esfriarão. A temperatura nas piscinas de retenção aumentará, podendo ocorrer liberação de substâncias radioativas no meio ambiente“, completou.
A Agência Internacional de Energia Atômica também perdeu contato com a usina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)