“O mundo deve achar formas de parar Putin”
A escritora bielorrussa Svetlana Alexiévich, que ganhou o Nobel de Literatura em 2015, disse, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera publicada neste sábado (5), que Vladimir Putin conta com apoio dos "russos médios". "Acho que Putin reflete a opinião dos russos médios...
A escritora bielorrussa Svetlana Alexiévich, que ganhou o Nobel de Literatura em 2015, disse, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera publicada neste sábado (5), que Vladimir Putin conta com apoio dos “russos médios”.
“Acho que Putin reflete a opinião dos russos médios, que vivem nos subúrbios, esses russos que não toleram a humilhação.”
A escritora está exilada na Alemanha em razão do seu envolvimento na oposição ao presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, aliado de Putin.
Ela disse temer que “esse sentimento de ‘imperialismo’ esteja arraigado” na Rússia. E reforçou que Putin sabe que pode contar com o apoio de grande parte da população.
“Se não sentisse intuitivamente esse apoio, não estaria fazendo o que está fazendo. Ao menos, de maneira tão insolente, atacando um país soberano e falando sobre ele com tanto ódio. (…) Acho que o mundo e, sobretudo, os políticos, devem achar formas de parar Putin. Mas, não sei quais são. Nas negociações, só pede a rendição da Ucrânia, e já aconteceu. Acho que o mundo inteiro deve ajudar a Ucrânia.”
Alexiévich acrescentou que há “um acúmulo de notícias inventadas” sobre a guerra na Ucrânia.
“É certo que muita gente o apoia e diz que não sabemos de nada, que é tudo um acúmulo de notícias inventadas. Depois que fecharam a rádio Eco e a Dozhd TV, basicamente, só restou o jornal Novaya Gazeta. Então, ninguém na Rússia saberá a verdade, é um país fechado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)