Zelensky: Rússia tem de parar bombardeios antes de novas negociações
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), disse nesta terça-feira (1º) que a Rússia deve parar de bombardear cidades ucranianas antes que negociações significativas sobre um cessar-fogo possam começar...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), disse nesta terça-feira (1º) que a Rússia deve parar de bombardear cidades ucranianas antes que negociações significativas sobre um cessar-fogo possam começar, já que uma primeira rodada de negociações nesta semana obteve pouco progresso.
“É necessário pelo menos parar de bombardear as pessoas, apenas parar o bombardeio. Depois, sentar-se à mesa de negociações”, declarou o presidente.
Falando à CNN e à agência Reuters de dentro de um complexo governamental fortemente vigiado, Zelensky pediu aos membros da Otan que imponham uma zona de exclusão aérea para parar a Força Aérea russa. Para ele, seria uma medida preventiva, que não significaria arrastar a aliança militar para uma guerra com as tropas de Vladimir Putin.
“Não se trata de arrastar os países da Otan para a guerra. A verdade é que todos, há muito tempo, foram arrastados para a guerra, e definitivamente não pela Ucrânia, mas pela Rússia. Uma guerra em grande escala está acontecendo”, declarou.
O presidente ucraniano afirmou ainda que seu país exigirá garantias de segurança juridicamente vinculantes caso a Otan feche a porta às suas perspectivas de adesão.
“Isso significa mantermos nossa integridade territorial, nossas fronteiras estarem protegidas, termos relações especiais com todos os nossos vizinhos, estarmos completamente seguros e que os fiadores dessa segurança garantam isso legalmente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)