União Europeia pedirá retirada de mais sete bancos russos da rede Swift
A União Europeia aprovou nesta terça-feira (1º) a exclusão de sete bancos russos do sistema de transferências internacionais Swift —poupou, porém, o maior banco do país, o Sberbank (foto), e um banco de propriedade parcial da Gazprom, a estatal russa produtora de gás...
A União Europeia aprovou nesta terça-feira (1º) a exclusão de sete bancos russos do sistema de transferências internacionais Swift —poupou, porém, o maior banco do país, o Sberbank (foto), e um banco de propriedade parcial da Gazprom, a estatal russa produtora de gás, informa O Globo.
A medida é a mais recente ação do bloco para pressionar economicamente o governo de Vladimir Putin após a invasão da Ucrânia pelas tropas da Rússia.
Na decisão desta terça, o banco estatal VTB Bank e o Bank Rossiya estão entre as instituições que serão excluídas da rede que permite transações no valor de trilhões de dólares em todo o mundo, informam autoridades familiarizadas com a decisão.
Segundo o Wall Street Journal apurou entre diplomatas, alguns países, principalmente as repúblicas do Báltico que já integraram a União Soviética, estão pressionando para que a UE retire mais bancos russos do Swift, mas ainda não há acordo sobre isso.
Outros países, incluindo a Alemanha, alegaram que é importante garantir que alguns bancos permaneçam na rede para ajudar a Europa a pagar as importações de energia da Rússia e permitir outras transferências importantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)