Governo Bolsonaro imita o PT e corta IPI em até 25%
Em uma tentativa de conter a inflação e dar um impulso à indústria, o governo federal reduziu em até 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto presidencial com o novo benefício fiscal foi publicado há pouco em edição extra do Diário Oficial da União...
Em uma tentativa de conter a inflação e dar um impulso à indústria, o governo federal reduziu em até 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto presidencial com o novo benefício fiscal foi publicado há pouco em edição extra do Diário Oficial da União.
Segundo integrantes da equipe econômica, o impacto desse novo incentivo fiscal para os cofres públicos será de até R$ 20 bilhões – metade dessa renúncia caberá aos estados e municípios, a outra à União. A medida estava em estudo pelo Ministério da Economia desde o início de fevereiro.
A redução será de 18,5% para automóveis destinados a transporte de dez pessoas ou mais e de 25% para os demais produtos, entre os quais, aqueles da chamada linha branca – refrigeradores, forno de microondas e máquina de lavar. Ela não valerá para cigarros.
“É um movimento de reindustrialização do Brasil”, disse Paulo Guedes (foto), em evento do banco BTG Pactual na terça-feira última.
A redução do imposto não precisa de aval do Congresso. A diminuição do IPI foi usada pelos ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula para tentar estimular a economia depois da crise global de 2008.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)