“Militares russos se escondem em uniformes de separatistas”, diz presidente da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), acusou há pouco o governo de Vladimir Putin de enviar tropas infiltradas para as regiões separatistas localizadas no leste do país, Donbas e Luhansk. Na segunda-feira, a Rússia reconheceu a independência dos territórios. Em pronunciamento à imprensa, Zelensky afirmou que Putin viola os acordos de Minsk...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), acusou há pouco o governo de Vladimir Putin de enviar tropas infiltradas para as regiões separatistas localizadas no leste do país, Donbas e Luhansk.
Na segunda-feira, a Rússia reconheceu a independência dos territórios e disse que mandaria soldados para garantir a paz. Ontem, o parlamento russo autorizou que o governo enviasse tropas para a região.
Em pronunciamento à imprensa, Zelensky afirmou que Putin viola os acordos de Minsk, firmados em 2014.
“A presença militar russa nos territórios separatistas de Donbas tem sido escondida atrás dos uniformes dos separatistas. Agora vemos que isso é uma violação dos acordos de Minsk. Isso ameaça a nossa soberania. A resposta deve ser decisiva, imediata e dura.”
Zelensky recebeu nesta quarta-feira os presidentes da Polônia, Andrzej Duda, e da Lituânia, Gitanas Nauseda, que defenderam a soberania ucraniana, e agradeceu a União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido pelas sanções anunciadas contra a Rússia.
“A Ucrânia agradece as respostas anunciadas ontem à escalada russa, dos Estados Unidos, da União Europeia, do Reino Unido e do Canadá. Nós esperamos ainda mais sanções. E é muito importante a decisão da Alemanha de suspender o funcionamento do gasoduto Nord Stream 2. Isso é uma arma sendo usada contra a Ucrânia e contra a Europa.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)