“A verdadeira soberania da Ucrânia só é possível em parceria com a Rússia”
As ideias expostas por Vladimir Putin nesta segunda-feira vêm sendo buriladas há tempos pelo presidente russo. Em julho de 2021, ele as articulou de maneira claríssima em um longo artigo, intitulado "Sobre a Unidade Histórica de Russos e Ucranianos". A leitura desse texto não deixa dúvidas de que o reconhecimento da autonomia dos territórios separatistas de Donetsk e Luhansk não é o objetivo final. Putin acredita que Rússia e Ucrânia deveriam estar unidas novamente, como nos tempos da União Soviética...
As ideias expostas por Vladimir Putin nesta segunda-feira vêm sendo buriladas há tempos pelo presidente russo. Em julho de 2021, ele as articulou de maneira claríssima em um longo artigo, intitulado “Sobre a Unidade Histórica de Russos e Ucranianos”.
A leitura desse texto não deixa dúvidas de que o reconhecimento da autonomia dos territórios separatistas de Donetsk e Luhansk não é o objetivo final. Putin acredita que Rússia e Ucrânia deveriam estar unidas novamente, como nos tempos da União Soviética.
Leia a seguir trechos do artigo:
Unidade espiritual: “Em primeiro lugar, eu gostaria de enfatizar que a barreira que surgiu recentemente entre Rússia e Ucrânia, entre as partes do que é essencialmente um único espaços histórico e espiritual, representa em minha mente uma tragédia comum. Essa situação é consequência de nossos próprios erros, em diferentes épocas. Mas ela também resulta de esforços deliberados das forças que sempre tentaram minar nossa unidade.”
O papel dos governantes ucranianos: “Na essência, os círculos de poder Ucranianos decidiram justificar a independência de seu país pela negação do passado.”
As consequências para as populações da região de Donbas: “O que há de mais desprezível é que os russos na Ucrânia estão sendo forçados não apenas a negar suas raízes e gerações de antepassados, mas também a crer que a Rússia é sua inimiga. (…) Mais e mais, eu me convenço disto: Kiev simplesmente não precisa de Donbas. Por quê? Em primeiro lugar, porque os habitantes dessas regiões jamais aceitarão a ordem que tentaram e estão tentando lhes impor à força, com ameaças e bloqueios.”
O papel do Ocidente: “Os autores ocidentais do projeto anti-Rússia desenharam o sistema político ucraniano de tal forma que presidentes, ministros e parlamentares podem mudar, mas a atitude de inimizade e separação em relação à Rússia permanece. No projeto anti-Rússia, não há espação para uma Ucrânia soberana, ou para as forças políticas que tentam defender sua verdadeira independência.”
A verdadeira soberania da Ucrânia: “Respeitamos a linguagem e as tradições ucranianas. Respeitamos o desejo dos ucranianos de viver num pais livre, seguro e próspero. Estou seguro que a verdadeira soberania da Ucrânia só é possível em parceria com a Rússia. Nossos laços espirituais, humanos e civilizacionais se formaram ao longo dos séculos, têm origem nas mesmas fontes, se solidificaram com os desafios, as realizações e as vitórias comuns. (…) Juntos nós sempre fomos e sempre seremos mais fortes e bem sucedidos. Pois somos um povo só.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)