Otan diz que Rússia pode estar aumentando número de tropas na fronteira
A Otan acusou a Rússia de estar aumentando o número de tropas na fronteira com a Ucrânia. Ontem, o governo de Vladimir Putin anunciou que estava retirando soldados da região após o fim de um exercício militar. Potências do Ocidente disseram, no entanto, que ainda não viram...
A Otan acusou a Rússia de estar aumentando o número de tropas na fronteira com a Ucrânia. Ontem, o governo de Vladimir Putin anunciou que estava retirando soldados da região após o fim de um exercício militar.
Potências do Ocidente disseram, no entanto, que ainda não viram sinais desse movimento.
Os ministros da Defesa da Otan devem se reunir em Bruxelas na quarta-feira (16) para discutir o que a aliança militar chamou de “a mais séria crise de segurança que enfrentamos na Europa há décadas”.
Jens Stoltenberg, chefe da Otan, afirmou que ainda espera ver uma retirada russa.
“Até agora, não vimos nenhuma desescalada no terreno. Pelo contrário, parece que a Rússia continua seu desenvolvimento militar.”
Stoltenberg acrescentou que a Rússia “sempre moveu forças para frente e para trás”, então as imagens que mostram o movimento de forças e tanques “não confirmam uma retirada real”.
Segundo ele, há três hospitais de campanha sendo construídos na fronteira. Isso indicaria uma preparação para invadir.
“Temos hospitais de campanha russos sendo construídos perto da fronteira com a Ucrânia na Bielorrússia, o que só pode ser interpretado como preparação para uma invasão. Sinais confusos, eu acho, no momento.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)