Putin tenta aumentar influência da Rússia na América Latina
Em meio à crise envolvendo a possível invasão da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), também está de olho na expansão da influência do país na América Latina. Recentemente, ele conversou com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, além de líderes da Venezuela e de Cuba. Nesta semana, ele se reunirá com Jair Bolsonaro, que desembarcou em Moscou nesta terça (15)...
Em meio à crise envolvendo a possível invasão da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), também está de olho na expansão da influência do país na América Latina. Recentemente, ele conversou com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, além de líderes da Venezuela e de Cuba.
Nesta semana, ele se reunirá com Jair Bolsonaro, que desembarcou em Moscou nesta terça (15). Segundo o Planalto, na agenda, estão as relações econômica, comercial e política entre os dois países. A ida de Bolsonaro estava marcada desde o ano passado e é vista como um recado a Joe Biden, crítico do governo brasileiro.
No mês passado, em ameaça aos americanos, o vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov, chegou a dizer que não descartava enviar tropas e instalar mísseis, inclusive nucleares, em Cuba e na Venezuela, caso um acordo não fosse alcançado na Ucrânia. A Rússia quer garantias de que os ucranianos não serão aceitos na Otan e de que a aliança militar retirará tropas que estão em países que integraram a antiga União Soviética. As demandas, no entanto, foram rejeitadas pelos americanos e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte.
A Rússia também vendeu armas e tanques para Cuba e Nicarágua, e aeronaves e sistemas antimísseis para a Venezuela. Também realizou exercícios militares bilaterais no país comandado por Nicolás Maduro. Além disso, Putin conseguiu avançar na América Latina durante a pandemia em países como a Argentina, Venezuela, Nicarágua, Bolívia e Paraguai, com a vacina russa Sputnik V.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)