Comissão do Senado vota convocação de Queiroga para explicar cloroquina no SUS
A Comissão de Direitos Humanos do Senado vai votar na tarde desta segunda (7) um requerimento de convocação de Marcelo Queiroga (foto). A sessão está marcada para as 14h...
A Comissão de Direitos Humanos do Senado vai votar na tarde desta segunda (7) um requerimento de convocação de Marcelo Queiroga (foto).
A sessão está marcada para as 14h.
De autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o requerimento é para Queiroga “prestar informações sobre a Nota Técnica nº 2/2022-SCTIE/MS, ante sua patente inobservância de normas e critérios científicos e técnicos e dos princípios constitucionais da precaução e da prevenção, especialmente no combate à pandemia da Covid-19”.
A tal nota técnica é de autoria do secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, que rejeitou o parecer da Conitec contrário aos remédios ineficazes do “kit Covid“.
Em seu texto, Angotti Neto cita o termo “tratamento precoce”, que não aparece nenhuma vez no parecer da Conitec.
Angotti Neto fez uma nova versão da nota técnica, removendo uma tabela com informações falsas, mas a conclusão permaneceu a mesma: manter cloroquina no SUS para tratar pacientes com Covid, o que desde meados de 2020 é sabidamente ineficaz.
Ao STF, Queiroga disse que os esclarecimentos cabem a Angotti Neto. O secretário escreveu ao Supremo que a tabela, assinada no mês passado, se baseava em estudos antigos.
Separadamente, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou requerimento convidando o secretário, que também pode ser votado hoje.
Leia mais:
Ao STF, Angotti Neto diz que tabela antivacina assinada em 2022 se baseava em estudos antigos
MPF quer revogar nota técnica que manteve remédios ineficazes no SUS
Queiroga diz ao STF que secretário vai explicar nota técnica antivacina
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)