Elena Landau vai coordenar programa econômico de Tebet
Simone Tebet, candidata do MDB à presidência, escolheu Elena Landau como coordenadora de seu programa econômico. Elena é economista e advogada, sócia do escritório Sergio Bermudes. Foi diretora de desestatização do BNDES, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e continua acreditando que a privatização podemelhorar os serviços prestados por empresas estatais e fortalecer sua governança...
Simone Tebet, candidata do MDB à presidência, escolheu Elena Landau (foto) como coordenadora de seu programa econômico.
Landau é economista e advogada, sócia do escritório Sergio Bermudes. Foi diretora de desestatização do BNDES, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e continua acreditando que a privatização pode melhorar os serviços prestados por empresas estatais e fortalecer sua governança.
No entanto, ela tem sido uma crítica contumaz do processo de privatização da Eletrobrás iniciado pelo governo Bolsonaro. “O projeto saiu do papel por causa de uma MP cheia de benesses”, disse ela em uma entrevista concedida nesta quarta-feira ao site econômico Moneytimes.
Na mesma entrevista, a economista pôs em dúvida a viabilidade da privatização dos Correios ainda neste ano, conforme proposto pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Segundo Landau, uma empresa com grande número de funcionários, como os Correios, precisa de planos de demissão voluntária e outras negociações trabalhistas antes que possa ser vendida.
Elena Landau costuma apontar a “péssima alocação dos recursos públicos” como uma das principais causas das mazelas brasileiras. “Eliminar essas distorções significa enfrentar lobbies poderosos”, escreveu ela recentemente na coluna que assina no jornal O Estado de S. Paulo. “Justiça seja feita, não começou agora. Chegamos aqui por conta de muitos anos de “meu pirão primeiro”. É preciso um cavalo de pau.”
Landau sempre foi próxima do PSDB, mas Simone Tebet e o presidente do MDB, Baleia Rossi, apararam as arestas com os tucanos antes de sacramentá-la como como conselheira econômica da campanha.
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