Ministério da Saúde rejeita relatório contra cloroquina
O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto (foto), rejeitou nesta sexta (21) um relatório da Conitec que não recomenda o uso de hidroxicloroquina e outros medicamentos do chamado "kit Covid"...
O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto (foto), rejeitou nesta sexta (21) um relatório da Conitec que não recomenda o uso de hidroxicloroquina e outros medicamentos do chamado “kit Covid”.
A decisão foi publicada no Diário Oficial.
O relatório da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) é de maio de 2021. Foi submetido a consulta pública no mesmo mês.
O texto é claro:
“Recomendamos não utilizar cloroquina ou hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com COVID-19 (recomendação forte, certeza da evidência moderada).
Recomendamos não utilizar azitromicina, associado ou não a cloroquina ou hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com COVID-19 (recomendação forte, certeza da evidência moderada).”
Em seguida, a comissão acrescenta:
“A seguir foram realizadas algumas considerações gerais a respeito do uso de hidroxicloroquina, cloroquina e azitromicina no paciente hospitalizado com COVID-19:
– Não há evidência de benefício, seja no seu uso de forma isolada ou em associação com outros medicamentos;
– A cloroquina e a hidroxicloroquina não devem ser utilizadas, independentemente da via de administração (oral, inalatória ou outras);
– Pacientes em uso de cloroquina ou hidroxicloroquina devido a outras condições de saúde (ex. doenças reumatológicas, malária) devem manter o seu uso;
– Azitromicina pode ser utilizada na presença ou suspeita de infecção bacteriana, de acordo com orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar local e/ou protocolos institucionais de uso de antimicrobianos.”
Em sua nota técnica, Hélio Angotti Neto cita várias vezes o termo “tratamento precoce”, que não aparece no relatório da Conitec.
Angotti Neto é leitor de Olavo de Carvalho, e esteve na delegação do governo que viajou a Israel para conhecer um spray nasal em desenvolvimento para proteger contra o vírus da Covid. Na quarta (19), a Anvisa cancelou o registro de um produto semelhante.
Leia mais:
Anvisa cancela registro de spray nasal israelense
‘Kit Covid’ ou ‘tratamento precoce’ aumenta risco de morte, dizem chefes de UTIs
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)