Em 7 anos, conta de luz subiu mais do que o dobro da inflação
A conta de luz dos brasileiros subiu mais do que o dobro da inflação desde 2015, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia obtidos pelo Estadão. A tarifa residencial acumula alta de 114% no período. A inflação, por sua vez...
A conta de luz dos brasileiros subiu mais do que o dobro da inflação desde 2015, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia obtidos pelo Estadão.
A tarifa residencial acumula alta de 114% no período. A inflação, por sua vez, teve alta de 48%, diferença de 137%.
O aumento nos últimos anos resulta do crescimento de encargos e subsídios, da necessidade de usar termelétricas, que geram energia mais cara, e do modelo de contratação de energia.
Segundo o vice-presidente da Abraceel, Alexandre Lopes, ainda devemos ter um aumento acima da inflação em 2022, porque custos relativos a 2021 ainda não foram repassados aos consumidores.
“Temos custos de 2021 ainda não repassados para as tarifas. Então, devemos ter um aumento acima da inflação em 2022. Quando o novo empréstimo ao setor elétrico começar a ser pago, impactará ainda mais as tarifas. Então, parte desses custos da crise será neste ano, e outras parcelas nos próximos anos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)