Em meio a apagão, festas de fim de ano representaram risco, diz Fiocruz
As festas de fim ano, realizadas em meio ao apagão de dados, representaram risco significativo para a população, segundo boletim da Fiocruz publicado no sábado (15). A média de casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG; SARS em inglês)...
As festas de fim ano, realizadas em meio ao apagão de dados, representaram risco significativo para a população, segundo boletim da Fiocruz publicado no sábado (15).
A média de casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG; SARS em inglês) subiu 135%, comparando as três últimas semanas de novembro com o período de três semanas encerrado em 8 de janeiro. É essa síndrome que dá nome ao vírus da Covid (SARS-CoV-2).
A média de 5,6 mil casos novos por semana disparou para 13 mil.
“O cenário de aumento de casos graves tanto de Influenza quanto de COVID-19 anteriores às festas de final de ano sugerem que tais eventos podem ter representado risco significativo para a população, especialmente em eventos com muitas pessoas”, diz o boletim InfoGripe.
“Assim como no caso dos dados estaduais, a imensa maioria das capitais com sinal de crescimento iniciaram esse processo antes da semana 52 de 2021 (26/12/2021 a 01/01/2022), de forma que é anterior às festas de final de ano, o que justifica as recomendações de cautela e implementação de restrições para minimizar o risco de agravamento do quadro epidemiológico à época”, acrescenta o texto.
No fim de novembro, a Fiocruz alertou para importância de cuidados contra a Covid nas festas de fim de ano.
Com o apagão de dados, o Ministério da Saúde ficou mais de um mês sem abastecer o InfoGripe. A última planilha do ano foi enviada em 6 de dezembro; a mais recente foi enviada na quinta passada (13). O normal é a pasta enviar as planilhas semanalmente.
Se receber novos dados nesta terça (18), a equipe do InfoGripe espera publicar novo boletim amanhã (19).
Leia mais:
Fiocruz: casos de síndrome respiratória grave sobem 135% no Brasil
Apagão de dados: Saúde diz ter as informações, mas não ‘acende a luz’ há 30 dias
IHME projeta novo aumento de mortes por Covid durante o Carnaval
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)