África do Sul diz ter superado 4ª onda da Covid com poucas mortes adicionais
O governo da África do Sul informou nesta quinta-feira (30) que os dados de seu Departamento de Saúde sugerem que o país ultrapassou o pico da quarta onda da Covid, impulsionada pela variante Ômicron (foto), sem grande aumento no número de mortes...
O governo da África do Sul informou nesta quinta-feira (30) que os dados de seu Departamento de Saúde sugerem que o país ultrapassou o pico da quarta onda da Covid, impulsionada pela variante Ômicron (foto), sem grande aumento no número de mortes.
A notícia, observa o New York Times, “oferece uma esperança cautelosa aos outros países que lutam contra a variante”.
“A velocidade com que a quarta onda impulsionada pela Ômicron subiu, atingiu o pico e depois diminuiu foi impressionante. Pico em quatro semanas e declínio abrupto em outras duas”, declarou Fareed Abdullah, do Conselho de Pesquisa Médica sul-africano. O aumento das mortes no mesmo período foi “marginal”, segundo as autoridades do país.
Especialistas ouvidos pelo jornal americano acreditam que o mesmo padrão se repetirá em outras regiões. “Teremos um janeiro difícil, em que os casos continuarão aumentando e atingirão o pico; depois, cairão rapidamente”, afirmou Ali Mokdad, epidemiologista da Universidade de Washington e ex-integrante do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).
Embora os casos ainda sobrecarreguem os hospitais, Mokdad disse esperar que desta vez a proporção de internações seja menor do que nas ondas anteriores.
A variante Ômicron foi identificada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul no final de novembro e rapidamente se tornou dominante na região. Ela é apontada como responsável pelo pico de novos casos de Covid no mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)