Grupo de 24 pesquisadores da Capes renuncia; total chega a 138
Um novo grupo de pesquisadores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) renunciou às suas atividades. Eles divulgaram uma carta nesta quarta-feira (22) anunciando o desligamento dos trabalhos ligados ao Capes. São 3 coordenadores e 21 consultores da área de zootecnia e recursos pesqueiros...
Um novo grupo de pesquisadores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) renunciou às suas atividades. Eles divulgaram uma carta nesta quarta-feira (22) anunciando o desligamento dos trabalhos.
São 3 coordenadores e 21 consultores da área de zootecnia e recursos pesqueiros.
As renúncias vieram acompanhadas de acusações de supostas pressões para acelerar a abertura de novos cursos e aprovar ofertas a distância.
“Torna-se insustentável a nossa continuidade na Coordenação neste momento em que é veiculada uma carta aberta demonstrando alinhamento da alta diretoria da Capes, seguida do pedido de exoneração do diretor de Avaliação, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo. Entendemos que a saída do referido Diretor é mais um capítulo na fragmentação que assola o SNPG [Sistema Nacional de Pós-Graduação] e a nossa querida Agência Capes.”
Ao todo, pelo menos 138 pesquisadores se afastaram da Capes com críticas à presidência do órgão, Claudia Mansani Queda de Toledo. Essa é a quinta área de avaliação, de um total de 49, a pedir renúncia.
Desde novembro, a Capes perdeu os pesquisadores das áreas de astronomia e física, matemática e probabilidade e estatística e química e uma das engenharias.
Questionada pela Folha, a Capes disse que o gabinete da presidência vê com surpresa a decisão, uma vez que demandas dos pesquisadores foram atendidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)