Senador democrata ameaça pacote de US$ 2 trilhões de Biden
O senador Joe Manchin, do Partido Democrata, na prática derrubou um dos principais projetos da agenda de Joe Biden neste domingo (19), ao dizer à Fox News que não votará a favor...
O senador Joe Manchin, do Partido Democrata, na prática derrubou um dos principais projetos da agenda de Joe Biden neste domingo (19), ao dizer à Fox News que não votará a favor.
“Quando você tem essas coisas acontecendo como estão agora”, disse o senador, referindo-se à inflação, à dívida do governo, a “agitações geopolíticas” e à pandemia, “eu não posso votar pela continuação dessa peça de legislação”.
O pacote Build Back Better, avaliado em cerca de US$ 2 trilhões, já foi aprovado pela Câmara, e está em discussão no Senado. Ele prevê gastos sociais e no combate às mudanças climáticas.
A declaração de Manchin é importante porque Biden tem uma ‘maioria técnica’ no Senado – com 50 senadores alinhados ao governo e 50 na oposição. A vice-presidente, Kamala Harris, tem o voto de Minerva. Portanto, qualquer recuo de um senador democrata pode comprometer uma votação.
Manchin é senador pela Virgínia Ocidental, estado que tem governador republicano. O outro senador do estado e os três deputados federais são republicanos. Manchin já se autodenonimou “um democrata centrista, moderado e conservador”.
O projeto Build Back Better não deve ser confundido com outro pacote trilionário, o de infraestrutura, conhecido pela sigla ‘BIF’ (de Bipartisan Infrastructure Framework, ou arcabouço bipartidário de infraestrutura). Esse já foi aprovado pelo Congresso, e sancionado por Biden em novembro.
Leia também:
Biden inclui PCC em lista de sanções contra grupos internacionais de narcotráfico
Pacote de Biden aprovado na Câmara inclui reforma na imigração
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)