Mundo vive “tsunami de infecções” por Covid, diz epidemiologista da OMS
A líder da equipe técnica da OMS para Covid, Maria Van Kerkhove, disse ao El País, da Espanha, que o mundo vive um "tsunami de infecções". "Acho que estamos enfrentando um tsunami de infecções no mundo, tanto de Delta [a variante...
A líder da equipe técnica da OMS para Covid, Maria Van Kerkhove, disse ao El País, da Espanha, que o mundo vive um “tsunami de infecções”.
“Acho que estamos enfrentando um tsunami de infecções no mundo, tanto de Delta [a variante dominante nos últimos meses] como de Ômicron”, disse a cientista, em entrevista publicada nesta terça (14).
“Repito aos governos: não esperem para agir. E não me refiro a confinamentos. Antes de começar a ver aumento das hospitalizações, por favor, usem as máscaras, facilitem o teletrabalho, limitem o contato com outras pessoas, evitem reuniões, invistam em ventilação, aumentem a vigilância dos genomas de vírus e preparem seus hospitais. Agora é a hora de agir contra a variante Delta também, porque ela está causando estragos. Mesmo na Europa, que tem altos níveis de vacinação, ainda existem grandes bolsões de pessoas vulneráveis que não foram vacinadas ou não têm o esquema completo”.
Kerkhove também disse que ainda não se sabe se a Ômicron causa doença mais branda ou mais grave que outras cepas.
A epidemiologista também pediu um esforço para acabar com a pandemia em 2022.
“Temos que acabar com esta pandemia. Precisamos diminuir a transmissão para níveis baixos, evitar doenças graves com vacinação e obter um tratamento precoce. 2022 tem que ser o ano em que fazemos isso. É o terceiro ano. Se não o fizermos, haverá um quarto ano. O que nós queremos?”.
Leia mais:
Pfizer diz que comprimido anti-Covid previne formas graves da doença
OMS: se países não impedirem a Delta, também não vão conter a Ômicron
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)