Número de jornalistas presos no mundo sobe em 2021
O número de jornalistas presos no mundo pelo seu trabalho chegou a 293 em 2021, segundo balanço do Comitê para a Proteção dos Jornalistas divulgado nesta quinta (9). O número é uma alta em relação aos 280 jornalistas presos em 2020...
O número de jornalistas presos no mundo pelo seu trabalho chegou a 293 em 2021, segundo balanço do Comitê para a Proteção dos Jornalistas divulgado nesta quinta (9).
O número é uma alta em relação aos 280 jornalistas presos em 2020.
Pelo menos 24 jornalistas foram mortos por causa do trabalho neste ano, e outros morreram em circunstâncias “obscuras demais para determinar se eram alvos específicos”.
Pelo terceiro ano consecutivo, a China foi o país que mais prendeu jornalistas: foram 50 neste ano. Em seguida, vêm Myanmar, Egito, Vietnã e Belarus.
O CPJ lista um jornalista preso pelo trabalho no Brasil: Paulo Cezar de Andrade Prado, do Blog do Paulinho, preso em setembro deste ano em São Paulo por crime de difamação contra Paulo Garcia, um dos controladores da Kalunga. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram a prisão.
Leia também:
EUA aparecem pela 1ª vez em lista de democracias ’em retrocesso’
Governo Bolsonaro diz ao STF que não houve agressão a jornalistas na Itália
Questionado, Lula evita comentar repressão a jornalistas em Cuba
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)