China planeja base militar na costa atlântica da África, diz jornal
Relatórios de inteligência dos EUA sugerem que a China planeja instalar uma base militar na Guiné Equatorial, na costa atlântica da África. A reportagem foi publicada pelo Wall Street Journal neste domingo (5). A China tem hoje apenas uma base militar no estrangeiro: no Djibouti, do outro lado da África...
Relatórios de inteligência dos EUA sugerem que a China planeja instalar uma base militar na Guiné Equatorial, na costa atlântica da África. A reportagem foi publicada pelo Wall Street Journal neste domingo (5).
A China tem hoje apenas uma base militar no estrangeiro: no Djibouti, do outro lado da África, na costa do Oceano Índico. Essa base foi estabelecida em 2017. De acordo com o Pentágono, é capaz de abrigar um porta-aviões e submarinos nucleares.
Jon Finer, integrante do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, foi em outubro à Guiné Equatorial para tentar convencer o governo a não aceitar a proposta dos chineses.
Em abril, o general Stephen Townsend, comandante do Comando África dos EUA, disse ao Senado que a “ameaça mais significativa” seria uma instalação naval capaz de rearmar e consertar navios de guerra.
A Guiné Equatorial é um pequeno país de 1,4 milhão de habitantes. É governada desde 1979 pelo ditador Teodoro Obiang, cujo vice-presidente é Teodorín, seu filho.
Teodorín tem várias ligações com o Brasil: foi o idealizador do patrocínio de R$ 10 milhões ao desfile da Beija-Flor em 2015.
Leia mais:
“EUA pagarão um preço”, diz China, sobre boicote aos Jogos de Inverno
Ditador da China mente ao dizer que ‘apoia’ investigação sobre origens da pandemia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)